15 de out. de 2010

DISTÂNCIA (2010).

Procurei no dicionário,com paciência e atenção,o real significado da palavra distância.
Pareceu-me tarefa fácil,uma vez que a resposta estaria no folhear das páginas:
“Substantivo do gênero feminino. Espaço entre dois pontos. Pode ser medida em quilômetros, metros, centímetros e muitas outras unidades. Relação, estado ou fato de ser ou estar distante ou remoto no espaço. Lapso de tempo entre dois momentos. Afastamento, separação. Grande diferença”.

Deveras surpresa fiquei ao perceber que as definições ali registradas
em momento algum correspondiam a minha tradução pessoal desse vocábulo.
Dei início a minha tentativa de trazer palavras ao meu significado.
Digo distancia:
espécie de espaço preenchido pela ausência de quem está longe.
espécie de dor que dói quando me afasto de quem está perto para ficar além.
espécie de memória que promove imagens outrora vividas como que presentes.
espécie de saudade sentida de uma falta que o espaço guarda de maneira longínqua.
espécie de sentimento que quero suprimir com um simples estender de (a)braços.
espécie de uma aproximação(de algo ou alguém que está aqui) que leva a uma distância (de algo ou alguém que passa a estar lá).

São vais e vens que compõe minha história de distâncias.
Que me fazem querer permanecer e buscar o que ou quem perto-longe está.
Dessa maneira e por assim o estar resolvi...

Deixarei seu significado nas páginas dos dicionários quaisquer para quem os consultar.
Improvisarei um conceito mais leve e mais terno para o verbete distancia.
Doravante digo distancia:
aos carinhos dedicados com satisfação de um espaço preenchido.
aos encontros aguardados com o sempre encanto de uma primeira vez.
às memórias que provocam sorrisos de contentamento.
a saudade alimentada no acalento de restaurar presenças.
ao alento de sentimentos pelo momento da chegada acreditada.
ao espaço recheado pelas lembranças permanentes de gestos, de cenas, de emoções e, de fato,
da presença de pessoas memoráveis!

Eis porque fazer das distancias minhas amigas e companheiras, pois guardam o que para mim se faz sagrado.

Nenhum comentário: